quarta-feira, 9 de maio de 2012

*GRIPE E BRONQUITE, EUZINHA, RSRSRSRS *

A gripe é uma doença bastante comum e infecciosa, causada pelo vírus Influenza, descoberto em 1933. Existem relatos da gripe desde o século V a.C, no tempo de Hipócrates. Daí em diante foram feitos vários relatos descrevendo a morte de milhões de pessoas em conseqüência da gripe. Essas epidemias eram vistas no passado, como uma conseqüência da influência dos astros, daí surgiu o nome do vírus: Influenza.

Já ocorreram algumas sérias epidemias de gripe ao longo da história, como a gripe espanhola, asiática e a de Hong Kong. Baseando-se nos resultados das três maiores pandemias da história, soma-se mais de 1,5 milhões de pessoas mortas e um prejuízo de 32 bilhões de dólares. De fato, hoje em dia a gripe não é uma doença preocupante, visto que a doença evolui, na generalidade, de forma benigna, sem necessidade de grandes medidas terapêuticas, além de existir vacina para sua prevenção.

A doença é altamente contagiosa, sua transmissão se dá através das partículas da saliva de uma pessoa infectada, expelidas através da respiração, da fala, da tosse e dos espirros. Além disso, o período de incubação da gripe é em média de 2 dias.

Os sintomas da doença são: mal-estar, febre elevada (38-39ºC), arrepios, dores musculares, dor de cabeça, corrimento nasal, entupimento nasal. A gripe pode se tornar grave, principalmente para as pessoas idosas, gestantes ou debilitadas por doenças crônicas.
(Da internet)

***Eu, muito gripada, fui ao médico, e  não deu outra, acompanhada de começo de bronquite.***


A gripe normalmente acaba de forma natural, resultado da capacidade imunológica de cada indivíduo. É recomendável descansar bastante e se alimentar bem; beber muito líquido, como sumos de frutas ou água; umedecer os ambientes na medida do possível; usar lenços ao tossir ou espirrar para evitar a contaminação de outras pessoas e procurar orientação médica. Bronquite é a inflamação dos brônquios que ocorre quando seus minúsculos cílios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que os brônquios fiquem permanentemente inflamados e contraídos. A bronquite pode ser aguda ou crônica. A diferença consiste na duração e agravamento das crises, que são mais curtas (uma ou duas semanas) na bronquite aguda, enquanto, na crônica, não desaparecem e pioram pela manhã. A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser uma infecção bacteriana. O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença. Poeiras, poluentes ambientais e químicos também pioram o quadro. A bronquite crônica instala-se como extensão da bronquite aguda e pode ser provocada unicamente pela fumaça do cigarro. Por isso, é conhecida por “tosse dos fumantes”, por ser rara entre não-fumantes. Tanto na forma aguda quanto na crônica, a tosse é o principal sintoma da bronquite. Tosse seca ou produtiva podem ser manifestações da bronquite aguda. Na crônica, porém, a tosse é sempre produtiva e a expectoração, espessa. Falta de ar e chiado são outros sintomas da doença.
(Informações retiradas da internet)

***Fotos minhas, tive que adquirir o inalador. Estou fazendo 3 inalações por dia.
Também tomando muita água, suco, frutas, leite desnatado, verduras, queijo, rapadura, geléia, danone, yakult e alimentando  em horas certas. Além do aerosol, estou tomando amoxicilina,
corticorten, 1 em jejum;  e expector xarope. Ufa! Aja estômago e paciência! Pois, além de tudo isso
tenho que repousar. Imagine eu, que adoro costurar meus tapetes... Tenho que curar-me para depois pegar no batente.***
***Fotos minhas, Ana Maria Gonçalves 'Aninha28'***

3 comentários:

Ana Maria disse...

Vacinei-me; ainda bem que nunca fumei, infelizmente, não tem como evitar fumantes de vez em quando próximo. Faço o possível. Agora, é tratar, repousar e paciência.
Ana Maria Gonçalves 'ANINHA'.
Beijinhos!!!!!!

Ana Maria disse...

***ANINHA28***

xistosa, josé torres disse...

Receita para curar a gripe.
Não é necessário médico (rsrsrs)
Há um ditado, refrão ou dito popular aqui:
"Avinha-te, abifa-te e abafa-te".
Ou seja:
Bebe muito vinho, come uns bons bifes (aí, no Brasil, pode ser picanha, maminha de alcatra, filé, até estou babando-me) e depois cama, no meio dos lençóis com dois ou três cobertores por cima!
!É tiro e queda"!
Desejo que quando ler isto já esteja melhor.
Um abração.